ANTÍGONA EM TRÊS TEMPOS - RELEASE
O espetáculo Antígona em Três Atos e Três Tempos é resultado de um trabalho de pesquisa sobre a interpretação do gênero trágico no teatro contemporâneo conduzido por Rita Passos dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.
A partir do texto original de Sófocles e suas reescrituras por Jean Anouillh e Bertolt Brecht foi construído um monólogo que reconta a saga da heroína trágica em três momentos distintos da história e através de três diferentes estilos dramáticos.
Três Antígonas em uma, três mulheres distintas vivendo uma mesma história que se passa na Segunda Grande Guerra do século XX, nas guerras atuais de invasão dos territórios árabes e na Antigüidade Grega.
O corpo e a voz da atriz aparecem aqui como os elementos capazes de unir e dar sentido aos diversos tempos e estilos, revelando assim a dimensão atemporal do trágico para a condição humana.
O projeto de montagem foi premiado no Edital Mirian Muniz da FUNARTE para o ano de 2008.
Ficha Técnica:
Elenco: Rita Passos como Antígona
Participações Especiais: Fernanda Paquelet como Ismênia; Mario Sartorello como Locutor; Gisela Tapioca e Daniel Oliva como membros do coro.
Pesquisa dramatúrgica: Rita Passos
Texto e Direção: Cláudio Lorenzo
Iluminação: Fernanda Paquelet
Técnico de luz: Ismael Marques
Cenário: Zuarte
Figurino e Maquiagem: Maurício Martins
Edição de Som: Ivan Huol
Edição de Imagens: Pedro Rodrigues
Produção: Cláudia Reis
Primeira Temporada: Teatro Martins Gonçalves (Canela), de Quinta a Domingo de